Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS)

Os interessados em seguir a carreira militar na aeronáutica e que possuem o ensino médio técnico em Administração (EAGS-SAD), Contabilidade, Enfermagem (EAGS-SEF), Informática (EAGS-SIN), etc. poderão prestar o concurso para o EAGS. O curso de formação é realizada na EEAR – Escola de Especialista da Aeronáutica e tem duração aproximada de 1 anos.

PÚBLICO ALVO

O concurso  para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) é destinado aos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas, para serem habilitados à matrícula.

VAGAS

São destinadas aos candidatos aprovados em todas as fases, classificados e que forem habilitados à matrícula no referido estágio.

Ficam reservadas 20% das vagas aos candidatos negros. A reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas por especialidade for igual ou superior a 3 (três).

ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO À GRADUAÇÃO DE SARGENTO DA AERONÁUTICA

O Estágio (EAGS) é realizado no regime de internato na EEAR – Escola de Especialista da Aeronáutica, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de 1 (um) ano.

Dentre os que vierem a ser matriculados no EAGS, aqueles que concluírem com êxito o referido estágio, estarão em condições de compor o Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica e serão declaradas terceiro sargento.

SITUAÇÃO DURANTE O EAGS

No ato da matrícula, o candidato passará à situação de Aluno, situação essa a ser mantida durante todo o estágio.

O Aluno do EAGS é militar da ativa com precedência hierárquica prevista na Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares).

O militar da Aeronáutica, durante a realização do estágio, terá direito a mesma remuneração que recebia por ocasião da matrícula, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. O Aluno oriundo do meio civil terá os mesmos direitos, porém receberá a remuneração fixada em lei.

O Aluno não poderá constituir dependentes, nem estender a outros os benefícios a si destinados. No ato da inscrição/matrícula no estágio, o candidato deverá informar que atende essas condições e que o não cumprimento provocará o desligamento do curso.

SITUAÇÃO APÓS A CONCLUSÃO DO EAGS

O Aluno será promovido à graduação de Terceiro-sargento e poderá ser classificado nas OM (Organizações Militares) do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO NO CONCURSO

São condições para a inscrição e para a realização do processo seletivo:

  1. ser voluntário(a);
  2. estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas, para habilitação à futura matrícula no EAGS;
  3. ser brasileiro(a);
  4. se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e a participar das fases subsequentes (INSPSAU, EAP, TACF, PPE e matrícula no estágio).

LOCALIDADES PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE ADMISSÃO

As Provas Escritas serão realizadas onde se encontram as Organizações Militares de Apoio (OMAP).

No momento da inscrição, o candidato indicará a localidade da OMAP onde deseja realizar as Provas Escritas.

Caso prossiga no Exame, as etapas subsequentes serão realizadas na localidade correlacionada à das Provas Escritas, conforme o previsto no Quadro apresentado no item 3.2.4

CONCURSO EAGS INSCRIÇÃO

EVENTOS DO EXAME

No período compreendido entre a inscrição e a matrícula, haverá três eventos, nos quais o comparecimento pessoal também é obrigatório e cujas datas constam do Calendário de Eventos (Anexo C).

  1. Provas Escritas: visa a sua realização, precedida de orientação ao candidato sobre os procedimentos durante as provas;
  2. Concentração Intermediária: visa a orientar o candidato (convocado para prosseguimento no Exame) a respeito da realização da Inspeção de Saúde (INSPSAU), do Exame de Aptidão Psicológica (EAP), do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), da Prova Prática da Especialidade (PPE), das solicitações de recurso e sobre a Concentração Final (para os que vierem a ser convocados para essa fase); além de receber, neste evento, dos candidatos menores de idade, a Autorização do responsável legal; e
  3. Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC), Concentração Final e Validação Documental: visa a realizar o Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC) e a comprovar o atendimento dos requisitos previstos para a matrícula no estágio do candidato selecionado pela Junta Especial de Avaliação (JEA), quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos, para análise e conferência, e entregues cópias simples de cada um deles, conforme alínea “r” do item 8.1.

ETAPAS DO EXAME DE ADMISSÃO

  1. Provas Escritas;
  2. Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  3. Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  4. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  5. Prova Prática da Especialidade (PPE);
  6. Procedimento de Heteroidentificação Complementar; eHC); e
  7. Validação Documental.

PROVAS ESCRITAS

As Provas Escritas serão compostas das seguintes disciplinas:

  1. Língua Portuguesa; e
  2. Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade a que concorre o candidato).

TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO (TACF)

O Teste avaliará os padrões individuais de resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, definidos e fixados em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no estágio.

Índices mínimos de aprovação:

O resultado do TACF para cada candidato será expresso por meio das menções “APTO” ou “NÃO APTO”.

O candidato que for considerado NÃO APTO no TACF receberá essa informação diretamente do próprio aplicador do Teste, no mesmo dia da realização do teste, com posterior divulgação nas páginas eletrônicas do Exame.

PROVA PRÁTICA DA ESPECIALIDADE (PPE)

A Prova Prática da Especialidade, para cada especialidade, será elaborada na EEAR por Banca Examinadora, constituída por profissionais com experiência na área, especificamente designada pela DIRENS.

A PPE terá caráter apenas eliminatório e não poderá ser utilizada como instrumento de classificação entre candidatos.

Somente realizarão a PPE os candidatos convocados para a Concentração Intermediária que vierem a ser aprovados na INSPSAU e no EAP.

As informações sobre procedimentos, dia, horário e local da PPE serão divulgadas pela EEAR, na data prevista no Calendário de Eventos.

RESULTADO FINAL DO EXAME

Será considerado apto para à Matrícula, o candidato que atender a todas as condições que se seguem:

  1. nas Provas Escritas, for considerado COM APROVEITAMENTO, tendo para isso obtido grau igual ou superior a 5,0000 (cinco) na Média Final deste Exame e grau mínimo 5,0000 (cinco) em cada uma das disciplinas;
  2. na INSPSAU, no EAP, no TACF e na PPE, for considerado APTO; e
  3. não tiver sido excluído em etapas ou fases anteriores.

Serão convocados para a Habilitação à Matrícula no EAGS, os candidatos aprovados (em todas as etapas do processo seletivo) e classificados dentro do número de vagas fixadas por especialidades.

HABILITAÇÃO À MATRÍCULA

  1. ser brasileiro(a);
  2. ter cumprido no momento da inscrição e continuar a cumprir, até a data da matrícula, todas as condições previstas para inscrição no processo seletivo;
  3. ser aprovado, sem restrições, em todas as etapas do Exame;
  4. ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino (para todos os candidatos) e o Curso Técnico de Nível Médio, de forma que possa apresentar, por ocasião da Validação Documental, o certificado, ou diploma, ou declaração de conclusão e o histórico escolar dos referidos cursos, expedidos por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, estadual, distrital, municipal ou regional de ensino competente; e
  5. não ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS.

ESPECIALIDADES:

  • BET – Eletrônica
  • SAD – Administração
  • SEF – Enfermagem
  • SEL – Eletricidade
  • SIN – Informática
  • SLB – Laboratório
  • SOB – Obras
  • SPV – Pavimentação
  • SRD – Radiologia
  • STP – Topografia

LOCALIDADE DAS OMAP

  • BRASÍLIA – DF
  • CANOAS – RS
  • SANTA MARIA – RS
  • CAMPO GRANDE – MS
  • PORTO VELHO – RO
  • BOA VISTA – RR
  • MANAUS – AM
  • BELÉM – PA
  • PARNAMIRIM – RN
  • RIO DE JANEIRO – RJ
  • RECIFE- PE
  • CURITIBA / PR
  • SÃO PAULO – SP
  • LAGOA SANTA – MG
  • SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
  • SÃO LUÍS – MA

Para conhecimento dos interessados, estas Instruções estão disponíveis, durante toda a validade do Exame, nas páginas eletrônicas abaixo:

  1. a) Comando da Aeronáutica (COMAER)

https://www.fab.mil.br/eear

  1. b) Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

https://ingresso.eear.aer.mil.br/

Artigos Relacionados:

Concursos Militares 2021

EEAR (CFS 2/2022) – Inscrições Abertas com 314 vagas.

Conheça os cursos preparatório para o EAGS

Curso Preparatório EAGS SAD (Administração)

Curso Preparatório EAGS Enfermagem (SEF)

×