(21) 4101-1013 

Saiba Tudo Sobre o Concurso da AFA – Academia da Força Aérea 2019

Concurso 2019 da AFA - Academia da Força Aérea Brasileira | UniPré Curso Preparatório

Sumário

Saiba Tudo sobre o Concurso da AFA – 2019

 

A AFA – Academia da Força Aérea Brasileira, uma IES – Instituição de Ensino Superior gerida pela FAB – Força Aérea Brasileira é responsável pela formação de Oficiais que servirão à FAB.

A AFA foi fundada em 10 de julho de 1960, como sucessora da Escola de Aeronáutica. Situada em Pirassununga, interior de São Paulo – SP, o concurso da AFA é um dos mais respeitados e concorridos concursos militares de todo país. Passar nesse concurso, exige dedicação e muito empenho do(a) candidato(a), que, além de responder à uma prova teórica, também participa do teste prático, que avalia sua resistência.

Hoje a AFA – Academia da Força Aérea é responsável por formar os oficiais que seguirão carreira como Aviadores – CFOAv -, Infantes da Aeronáutica – CFOInf – e Intendentes – CFOInt. Conheça o estilo da prova e quais os maiores desafios de quem sonha em entrar na Academia.

A AFA – Academia da Força Aérea, irá realizar o Exame de Admissão dos CFOAv – Cursos de Formação de Oficiais AviadoresCFOInt  Cursos de Formação de Oficiais Intendentes e de CFOInf – Cursos de Formação de Oficiais da Infantaria.
da Aeronáutica em 2020.

Quem pode participar do Concurso?

  • Ser brasileiro nato;
  •  Não possuir menos de 17 (dezessete) nem completar 23 (vinte e três) anos de idade, até 31 (trinta e um) de dezembro do ano da matrícula no Curso(conforme alínea “b”, inciso V, Art. 20 da Lei nº 12.464); e
  • Ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, por ocasião da Concentração Final (habilitação à matrícula), o certificado, ou diploma, ou declaração de conclusão e o histórico escolar do referido curso, expedidos por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, estadual, distrital, municipal ou regional de ensino competente.

 

Prova:

Exame de Escolaridade – 23 Junho de 2019 (Domingo).

O Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas, dentre outros:

Os candidatos devem passar por pelo menos cinco etapas. A primeira delas será a prova escrita, seguida de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, teste de aptidão à pilotagem militar (somente para os candidatos ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores) e validação documental.

  • Provas Escritas: Língua Portuguesa; Física; Matemática; Língua Inglesa; e Redação.
  • INSPSAU – Inspeção de Saúde;
  • EAP – Exame de Aptidão Psicológica;
  • TAPMIL – Teste de Aptidão à Pilotagem Militar – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAv – Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP;
  • TACF – Teste de Avaliação do Condicionamento Físico; e
  • Validação Documental.

Cidades de realização do Exame de Escolaridade:
Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

 

Vagas

  • São 25 (vinte e cinco) vagas para matrícula no CFOAv – Cursos de Formação de Oficiais Aviadores 2020 – destinadas aos candidatos (ambos os sexos).
  • São 15 (quinze) vagas para matrícula no CFOINF – Cursos de Formação de Oficiais da Infantaria 2020 – destinadas aos candidatos (sexo masculino).
  • As 30 (trinta) vagas para matrícula no CFOINT  Cursos de Formação de Oficiais Intendentes 2020 – destinadas aos candidatos (ambos os sexos).
  • TACF – Teste de Avaliação do Condicionamento Físico.

Nas provas escritas serão cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação. O exame esta marcado para o dia 24 de junho. Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na AFA, em Pirassununga (SP), no dia 10 de janeiro de 2019, para matrícula no curso que tem duração de quatro anos.

 

Sobre o Curso de Formação:

O curso de formação, ministrado pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), é um curso de nível superior, da fase de Formação do Ensino Aeronáutico. De modo geral, o curso proporciona uma base humanística, filosófica, científica e tecnológica necessária ao desenvolvimento da cultura geral e militar, com ênfase na liderança, conscientizando o futuro oficial da Aeronáutica da realidade em que irá atuar.

Especialidades:

INFANTARIA:

O foco dessa área está no combate em terra. O objetivo é preparar o cadete para atuar na defesa e segurança de tropas e instalações, em resgates, missões de paz, entre outros. Ao finalizar o curso, o estudante ainda conquista o título de Bacharel em Ciências Militares.
O objetivo de preparar o cadete de infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas unidades de Infantaria da Aeronáutica, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das organizações da força aérea e de defesa antiaérea. confere também ao concluinte a habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

 

INTENDENTE:

O curso tem um caráter administrativo, com objetivo de formar um profissional capaz de gerir as atividades logísticas e financeiras da FAB – Força Aérea Brasileira. Como nos demais cursos, ao final, o graduado recebe título de Bacharel em Ciências da Logística.
Esta é caracterizada pela formação administrativa e confere ao concluinte, ainda, a habilitação em Intendência da Aeronáutica.

AVIADOR:

O curso de aviador conta com instrução de vôo, com objetivo de formar o profissional em pilotagem militar. O concluinte recebe o título de Bacharel em Ciências Aeronáuticas e habilitação em Aviação Militar.
Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas.

Dica para rotina de Estudos

Ao invés de estudar 12 (doze) horas por dia na última semana antes da prova, estude o ano todo. Mantenha uma rotina de estudos organizada e constante. Assim, pouco a pouco, o estudante consegue absorver melhor a matéria que será cobrada no dia da prova.

Invista em simulados de provas dos anos anteriores e os resolva com tempo delimitado, como se estivesse no dia do vestibular da AFA – Academia da Força Aérea. Monte um cronograma de estudos, dividindo as matérias que têm mais dificuldade com as que têm menos.

E muito importante: mantenha uma vida social ativa. Sem muitos exageros, mas com o mínimo de sociabilidade. Vá ao cinema com os amigos, visite parques e museus. O equilíbrio é essencial para alcançar bons resultados!

A prova escrita do concurso trará questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação. Veja dicas para elaborar uma boa redação, além de outras informações.