A Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira – Aeronáutica (FAB) são as principais instituições para seguir carreira militar. Especialmente para aqueles que já possuem o ensino médio completo.
Entretanto, é possível concluir o ensino médio na Força Armada, como acontece na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e a Escola Preparatória para Cadetes do Exército (EsPCEx).
Dessa forma, ao concluir o curso de formação, os alunos recebem o título de Cadete.
Geralmente, os cursos possuem duração de três anos e incluem assuntos no ensino médio, treinamento militar básico e físico com a prática de esportes.
Nessa fase, é comum que o formando receba uma ajuda de curso e benefícios como:
- Alimentação;
- Alojamento;
- Fardamento;
- Assistência médica e odontológica.
Depois, a carreira militar continua com a ida para as chamadas Academias Militares. Estas possuem formação técnica e elevam a patente para Oficial.
Portanto, incluem-se nessa categoria a Academia da Força Aérea (AFA), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a Escola Naval (EN).
É comum que essa parte tenha quatro anos de duração em regime de internato. Além disso, ocorre um acréscimo no salário, de acordo com a remuneração como militar. Assim como, permanecem os benefícios acima.
Após, também é possível optar pela formação em curso superior. Nesse caso, existem Graduação, Pós-Graduação e Especializações, como do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA).
Dessa forma, ao concluir o ensino superior ou como Oficial, é possível receber de R$ 7.000,00 a R$ 10.000,00, fora os benefícios.
Então, veja na sequência os pré-requisitos de cada segmento e prepare-se com a Unipré para iniciar sua carreira militar.
Carreira militar no Exército Brasileiro (EB)
Em primeiro lugar, para se candidatar a vagas dentro do EB é preciso:
- Ser brasileiro nato (para os oficiais) e brasileiro nato ou naturalizado (sargento)
- Ter 1,60 m no mínimo para homens e 1,55 m para mulheres.
Além disso, deve-se ter o ensino médio completo ou concluir dentro da instituição. Sendo as principais escolas a EsPCEx e ainda:
- Escola de Sargentos das Armas (ESA);
- Escola de Sargentos de Logística (EsLog);
- Instituto Militar de Engenharia (IME).
Porém, para seguir a carreira militar, além dos pré-requisitos e da escolha do local de estudo, é preciso passar pelas seguintes etapas:
- Exame Intelectual, com disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História Brasileira, Geografia Geral e do Brasil, Conhecimentos específicos e Redação;
- Inspeção de Saúde;
- Exame de Aptidão Física, com corrida, flexão de braços no solo e na barra fixa e abdominal supra com circuito diferente para homens e mulheres;
- Avaliação Psicológica;
- Verificação dos requisitos biográficos previstos em edital;
- Checagem da idoneidade moral.
Marinha do Brasil
Já se seu sonho é entrar na MB saiba que entre os pré-requisitos estão:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter de 18 a 25 anos até o dia 1° de janeiro do ano do curso de formação;
- Possuir ensino médio ou técnico;
- Estar em dia com as obrigações civis e militares.
Entretanto, no caso das mulheres elas só podem se candidatar a vagas na Escola Naval (EN), no curso de Sargento Músico Fuzileiro Naval e na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
Então, para iniciar a carreira militar nessa Força Armada é obrigatório ser aprovado no Exame Intelectual.
Com disciplinas como Língua Portuguesa, Redação, Língua Inglesa, Matemática, Física e Conhecimentos específicos, de acordo com a área desejada, segundo edital.
Além disso, são fases comuns dos certames a Inspeção de Saúde e o Exame de Suficiência Física.
Neste último, são exigidos circuitos e tempos diferentes para homens e mulheres. Porém, todos com corrida de 12 minutos e natação de 50 metros.
Carreira militar na Aeronáutica
Enfim, para ingressar na Aeronáutica ou na Força Aérea Brasileira, existem diversas opções.
Assim, a maioria acaba entrando nessa Força Armada pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) ou pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), AFA
Então, os pré-requisitos e etapas são distintas, dependendo da instituição dentro da Aeronáutica.
Por isso, é importante sempre checar o edital e ler na íntegra o que é cobrado naquele certame específico.
Porém, o normal é passar por um Exame Intelectual com disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação.
Além disso, são comuns nessa área da carreira militar:
- Inspeção de Saúde;
- Depois, Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), com diferentes circuitos para homens e mulheres, com flexões de braços e corrida.
Onde se preparar
Por fim, agora que você já está por dentro do assunto e sabe o que esperar de cada certame nessas Forças Armadas, é hora de começar seus estudos e dar o próximo passo.
Assim, conte com os cursos preparatórios online da Unipré. Afinal, com eles, você tem acesso a:
- Plano de estudos personalizado;
- App mobile para estudar onde e quando quiser;
- Monitoria com professores especializados;
- Simulados exclusivos e muito mais.
Então, conheça e boas provas!