Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval (C-FSD-FN)
O ingresso no curso de Formação de Formação de Soldado Fuzileiro Naval é realizado por meio de concurso público em âmbito nacional.
CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO
São requisitos para inscrição dos candidatos no concurso e, caso aprovado, para posterior matrícula no Curso de Formação de Fuzileiro:
- ser brasileiro, do sexo masculino;
- ser voluntário;
- ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês do ano seguinte ao da realização do concurso;
- Ter ou estar concluindo o ensino médio no ano do concurso;
- não ser isento do Serviço Militar;
***ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m;
INSCRIÇÕES PELA INTERNET
As inscrições são realizadas em âmbito nacional, no endereço www.marinha.mil.br/cgcfn, no link “Concursos para o CFN”.
ETAPAS DO CONCURSO PARA FUZILEIRO:
1. Exame de Escolaridade (EE) (eliminatório e classificatório)
- Será constituído de uma prova escrita, composta de duas partes – “Língua Portuguesa” e “Matemática”.
- Cada parte conterá 25 questões do tipo múltipla escolha, com 5 opções de resposta em cada questão. Todos os candidatos terão suas provas corrigidas por meio de processamento eletrônico. A prova valerá no total 100 (cem) pontos, que consistem na média aritmética de Língua Portuguesa e de Matemática.
- O candidato realizará o Exame de Escolaridade (EE) na cidade indicada por ele por ocasião do preenchimento do formulário de pré-inscrição.
- A prova escrita terá duração de três horas.
2. Inspeção de Saúde (IS) (eliminatória)
- A IS constitui-se em perícia de seleção inicial, efetuada por uma Junta Regular de Saúde, que visa verificar se os candidatos preenchem os padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na Marinha do Brasil.
3. Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF) (eliminatório)
Realizarão o TAF somente os candidatos aprovados na Inspeção de Saúde.
O objetivo do TAF é avaliar a aptidão física do candidato para a carreira na MB.
Provas e índices para aprovação:
- natação – nadar cinquenta metros, em até dois minutos, sem parar, sem apoiar nas bordas, raias ou no fundo da piscina, ou utilizar qualquer recurso de ajuda.
- corrida – correr três mil e duzentos metros em até dezenove minutos;
- flexão na barra – três repetições, que poderão ser realizadas com as palmas das mãos voltadas para frente (pronação) ou para trás (supinação) e serão contadas entre a distensão total dos braços e sua flexão até que o queixo ultrapasse a barra. Para alcançar a barra o candidato poderá utilizar qualquer meio, todavia, o impulso não deve ser empregado para contar a primeira flexão na barra; e
- abdominal – trinta e oito repetições em um minuto, realizadas no solo em decúbito dorsal, com as pernas dobradas, os joelhos unidos, os braços cruzados sobre o peito, com o auxílio de um companheiro, prestando apoio sobre pés e joelhos. Serão contadas entre o toque do dorso no solo e o toque dos antebraços nas coxas.
**O candidato será informado sobre o resultado logo após a realização do TAF.
4. Avaliação Psicológica (AP) (eliminatória)
5. Verificação de Documentos (VD) (eliminatória)
6. Procedimento de Heteroidentificação (PH) complementar à autodeclaração para os candidatos negros autodeclarados pretos ou pardos.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais e incorporados na condição de Aprendiz-Fuzileiro Naval.
O Aprendiz-Fuzileiro Naval receberá um auxílio financeiro fixado em lei, alimentação e assistência médica.
O curso de formação terá a duração de aproximadamente 17 semanas e será realizado simultaneamente:
- no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA-RJ) e,
- no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB-DF).
*O curso será realizado em regime de internato até a formatura.
Após a conclusão do curso de formação, o Aprendiz-Fuzileiro Naval será nomeado Soldado Fuzileiro Naval (SD-FN) e assumirá compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha (SAM), contados a partir da data de sua nomeação.
Após a formação, o SD-FN poderá servir em qualquer Organização Militar da Marinha do Brasil, em qualquer parte do território nacional para realizar o estágio inicial que terá duração de doze meses.
O SD-FN poderá participar do processo seletivo para realizar o Curso de Cabo e, se lograr êxito no mesmo, será promovido à graduação de Cabo.
Já como Cabo, poderá participar do processo seletivo ao curso para a promoção à graduação de Sargento.
Curso para Fuzileiro Naval On-Line: