Essa é uma dúvida comum de quem quer entrar na vida de concurseiro. Então, sem muita enrolação: sim, é possível estudar sozinho para concurso público!
Assim, o segredo é aproveitar a existência de plataformas online especializadas em cursos preparatórios, como a Unipré.
Entretanto, mais do que isso é preciso estar atento aos certames disponíveis, assim como às suas fases e datas de provas.
Afinal, no caso dos concursos militares, por exemplo, muitas vezes é preciso se preparar física e mentalmente para os exames.
Na sequência, você conhece alguns dos cursos oferecidos pela Unipré e também uma série de dicas para se preparar além do estudo online. Boa leitura!
Cursos da Unipré para estudar sozinho para concurso público
Inicialmente, vale a pena você conhecer alguns dos certames militares que fazem parte do calendário anual. Assim, você já começa a entender quais são as instituições e diretrizes para estudar sozinho para concurso público. Dá uma olhada!
EsPCEx
Em primeiro lugar, vem a Escola Preparatória para Cadetes do Exército (EsPCEx), que torna os candidatos aptos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
O curso da Unipré permite ao estudante ter acesso a conteúdos exclusivos, como simulados e monitoria, por exemplo.
EEAR
Depois, a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) prepara os alunos para diversas especializações, como Mecânica de Aeronaves, Administração, Enfermagem e até Música.
Então, com o curso preparatório online da Unipré você pode estudar sozinho para concurso público, através de um plano de estudo personalizado, criado direto na plataforma.
ESA
Em terceiro lugar, também é possível garantir seu estudo online para a Escola de Sargentos das Armas (ESA) através da Unipré.
Esse é um certame concorrido, com duas fases distintas de avaliação. Também é uma das opções que conta com sistema de cotas.
Na Unipré, você pode estudar sozinho para concurso público até pelo celular. Para se inscrever nesse curso online preparatório, é só se cadastrar aqui.
Além das opções acima, o aprendizado digital dessa instituição especializada também conta com:
- Academia da Força Aérea (AFA);
- Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM);
- Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) da Força Aérea Brasileira (FAB);
- Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO), para quem já é do Exército Brasileiro.
11 dicas de como estudar sozinho para concurso público
Desde já, fique ciente que praticamente todo concurso militar conta com exame físico e intelectual. Ou seja, o candidato precisa estar preparado em diversos aspectos para garantir sua vaga, além de adquirir conhecimentos das áreas de estudo.
Então, agora que você já conhece algumas das opções disponíveis, foram separadas abaixo 11 dicas para estudar sozinho para concurso público também considerando essa questão. Confira:
1) Tenha cuidado ao escolher o local onde irá estudar
Ele deve ser calmo, silencioso, confortável e o mais longe possível de distrações como TV e pets. Da mesma maneira, deixe no cômodo tudo o que precisa, como relógio, cadernos, canetas, água e marcadores, por exemplo.
2) Com a Unipré você já tem acesso a um plano de estudos personalizado. Entretanto, é preciso organizar a sua rotina para acompanhar tudo que será indicado.
3) Tire um tempo para fazer algo que gosta
Assim, o ideal é separar um período do dia para os estudos e uma parte para o lazer. Se você for mais ativo ou focado de manhã, por exemplo, prefira estudar sozinho para concurso público nesse horário.
4) Faça resumos
Então, neles, anote dúvidas e temas que precisa reforçar o aprendizado.
5) Não se esqueça de cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos
Inclusive, esses cuidados ajudarão nos exames físicos e na concentração e capacidade de absorver o conteúdo das disciplinas.
6) Não se limite às indicações de biografia dos editais
Portanto, busque outras referências, ligadas aos temas e matérias cobrados.
7) Durante o dia de estudo, faça pausas
Dessa forma, o cérebro tem um tempo de concentração, geralmente em torno de 30 a 50 minutos. Por isso, de tempos em tempos pare, descanse por uns 10 minutos e retorne aos estudos.
8) Lembre-se de pegar provas passadas e fazê-las para reforçar o conhecimento e se preparar.
9) Crie metas diárias de aprendizado
Especialmente para quem opta por estudar sozinho para concurso público, ter esses goals, faz toda a diferença na escalada de aprendizado.
10) Se puder, participe de grupos online de discussão ou até ligados ao curso preparatório digital que está fazendo. Assim, você troca ideias e tira dúvidas, por exemplo.
11) Siga os prazos
Geralmente, ao planejar sua rotina de estudos, você irá estipular dias e horários para concluir o aprendizado de determinado assunto ou matéria. Dessa forma, seja organizado para não “furar” esse planejamento. Afinal, se você sair muito da linha, poderá não ter tempo de aprender todos os conteúdos.
Garanta sua vaga com a Unipré
Agora, é só dar uma última olhada no site da Unipré, escolher o curso preparatório que tem mais a ver com o seu perfil e começar a estudar sozinho para concurso público.
Faça isso, siga as dicas que viu aqui e boa prova!