EFOMM – Marinha Mercante abre concurso para 395 vagas.

Sumário

A Marinha Mercante abriu 395 vagas para Admissão às Escolas de Formação de Oficiais do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ), e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

 A Marinha Mercante abriu 395 vagas para Admissão às Escolas de Formação de Oficiais do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ), e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

São 230 vagas para o Ciaga e 165 para o Ciaba para o curso de formação de oficial de máquinas e oficial de náutica, em regime de internato.

Os candidatos devem ter ensino médio completo até 13 de janeiro de 2014 e idade entre 17 e 23 anos em 3 de fevereiro de 2014.

Os oficiais de máquinas e de náutica da Marinha Mercante são aquaviários do 1º grupo – marítimos. Portanto, o processo seletivo não se destina ao provimento de cargo, emprego ou função pública, ou ainda ao ingresso, como militar de carreira, na Marinha do Brasil. Consequentemente, não é concurso público.

Os profissionais da Marinha Mercante, oficiais e subalternos, distribuídos em diversas categorias, exercem suas atividades, normalmente, a bordo de embarcações mercantes, ocupando posições de extrema responsabilidade.  O oficial de máquinas é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Começa sua atividade marítima como oficial de quarto de máquinas, depois subchefe de máquinas e, posteriormente, chefe de máquinas, sendo que, nessa última função, é o responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas, inclusive daquelas existentes nos grandes navios mercantes que singram os mares do mundo.

O oficial de náutica é responsável pela operação e gerenciamento dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações. Começa sua atividade marítima como oficial de quarto de navegação, depois como imediato e, após, como comandante, sendo que nessa última função é o responsável maior pela condução de navios mercantes pelos oceanos.

Ao terminar o curso de formação com sucesso, após aprovação no estágio embarcado, o aluno será declarado 2º oficial de máquinas ou de náutica da Marinha Mercante e receberá seu respectivo certificado de competência, com validade internacional; diplomado como bacharel em ciências náuticas, tendo em vista que os cursos são reconhecidos como de graduação em nível superior; e nomeado 2º tenente da reserva não-remunerada da Marinha do Brasil.

As inscrições devem ser feitas até 17 de julho pelo site  www.ciaga.mar.mil.br,  A taxa é de R$ 50,00.

O exame de conhecimentos será nos dias 17 e 18 de agosto, às 9h30.

Haverá ainda reunião de instruções em 26 de setembro; seleção psicofísica, de 16 de outubro a 14 de novembro; teste de suficiência física de 27 de novembro a 13 de dezembro; período de adaptação e verificação de documentos de 13 a 30 de janeiro de 2014; e matrícula para o início do curso de formação, em 3 de fevereiro de 2014.

Os candidatos que optarem por realizar o exame de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o Ciaga. Os candidatos que optarem por realizar o exame de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste concorrerão, única e exclusivamente, às vagas para o Ciaba.